Psicólogo & Psicanalista
Sobre o processo terapêutico
O nosso processo terapêutico será orientado pela Psicanálise e se dará de modo online.
Por meio dela, somos capazes de acessar um profundo processo de autoconsciência, que permite nos desembaraçarmos das ilusões que nos confundem, do medo que nos paralisa e dos velhos preconceitos que limitam a liberdade de nossa alma.
Mas para isso teremos que confrontar os conteúdos de nosso próprio inconsciente, ou seja, confrontar aquilo que com muito esforço buscamos ocultar de nós mesmos.
Não é fácil encarar as raízes do sofrimento que fazem da vida um exercício doloroso. Mas é somente a partir daí que podemos ressignificar a nossa história.
Nesse percurso, vamos aos poucos nos dando conta da fragilidade de nossas verdades e das ideias que temos preconcebidas de nós mesmos e do mundo.
Assim, nos tornando mais conscientes, deixamos muito de nossa angústia de lado, encontramos novos sentidos para nossa existência e ganhamos espaço para sermos mais autênticos.
Como funciona
Para a Psicanálise, a palavra é de importância fundamental. É através da fala, livre de qualquer censura, que o tratamento acontece.
Portanto, a regra fundamental de nossa terapia é a associação livre. Ou seja, falar tudo que lhe vier à mente, sem considerar nada como secundário ou trivial. Se algo despontou na consciência durante a sessão terapêutica, é porque esse conteúdo tem, de algum modo, relevância.
Utilizando-nos da associação livre, chegaremos aos problemas a serem tratados, compreendendo o modo como eles se inserem no contexto geral de sua vida.
Com isso, produziremos uma investigação histórica sobre como esses problemas se desenvolveram e sobre qual o significado que ganham no interior de sua configuração psicológica como um todo.
Neste trabalho, em que você passa a limpo a sua história, novos sentidos vão sendo elaborados. Assim, velhos medos e angústias são abandonados, dando lugar para um entendimento mais claro e lúcido da realidade.
Como psicólogo, meu papel é funcionar como o espelho que te devolverá a sua própria imagem, ressaltando coisas que podem passar despercebidas em seu próprio discurso e te ajudando a interpretar outras que podem parecer inicialmente confusas.